40° CAMINHADA DA SECA

DIA 13 DE NOVEMBRO

No dia 13 de novembro do corrente ano aconteceu na Paróquia Nossa Senhora das Dores, em Senador Pompeu-CE, a 40° edição da Caminhada da Seca. Essa tradição idealizada pelo padre italiano Albino Donati em 1982 consiste em uma romaria que sai da Igreja Matriz até o cemitério da barragem do Patu e que faz memória as vítimas dos campos de concentração do Ceará criados na seca de 1932.

Este movimento popular católico foi crescendo aos longos dos anos e se tornou romaria diocesana em 2010 e ingressou no roteiro oficial do turismo religioso do estado do Ceará em 2022. A caminhada da seca reúne milhares de fiéis que devotamente rezam as Santas Almas da Barragem e fazem memória dos que faleceram vítimas da seca no campo de concentração do Patu. Neste ano a caminhada tem o tema “Seguindo em caminhada pelo bem viver no semiárido e pela preservação do patrimônio cultural.” Ressaltamos que o município de Senador Pompeu tem um patrimônio edificado conhecido como casarões da barragem e teve o reconhecimento do Sítio Histórico do Patu como Patrimônio Cultural.