Comunidade do Senhor do Bonfim - Km 20

Capela do Senhor do Bonfim

Festa do Padroeiro:

01 de janeiro

Membro do Conselho 

Pedro Cosmo Vieira

Contatos

(88) 9.8108-2643

AGENDA DA COMUNIDADE

Celebração da Palavra: Domingo às 19h

Terço do Homens: Terça-feira às 19h

Meditação do Rosário: Quarta-feira às 19h

Adoração ao Santíssimo: Quinta-feira às 19h

Santa Missa: 1º e 3º domingo de cada mês às 17h

Catequese de Eucaristia: Domingo às 08h

Catequese de Crisma: Sábado às 17h

Senhor do Bonfim
Padroeiro da Comunidade

"O culto ao Senhor do Bonfim foi trazido para o Brasil em meados do século XVIII. Essa devoção foi introduzida no país por Theodósio Rodrigues de Faria, capitão de mar e guerra da Marinha portuguesa que chegou a ocupar cargos na administração colonial. Theodósio era dono de três navios negreiros, que traziam escravos da África Ocidental para o Brasil.

Durante uma tempestade marítima, Theodósio prometeu que, caso sobrevivesse, faria um esforço e traria, pessoalmente, uma imagem do Senhor do Bonfim e da Nossa Senhora da Guia para o Brasil.

Quando Theodósio trouxe a imagem do Senhor do Bonfim para Salvador, ele e outros devotos tentaram criar uma irmandade oficial com o objetivo de promover culturalmente a devoção ao Senhor do Bonfim. Essa irmandade teria a função de cuidar do templo construído ao Senhor do Bonfim e da realização da festa. No entanto, a criação dessa irmandade não foi autorizada.

Depois que o Senhor do Bonfim foi introduzido no Brasil, sua devoção tornou-se bastante popular em Salvador. Com o passar do tempo, expandiu-se por diversas cidades do país.