História da Paróquia de Nossa Senhora das Dores


★ Ata de Criação da Paróquia Nossa Senhora das Dores

Senador Pompeu – CE, 02 de junho de 1919.

Considerando que a cidade de Senador Pompeu, antigamente Humaitá tornou-se um lugar de muito comércio bastante povo; considerando que a maior glória de Deus e o bem das almas requer que esta cidade,  até agora Capela da Freguesia de Maria Pereira seja erigida como sede de uma nova freguesia, considerando que estão de acordo sobre os limites do território que a Capela deve pertencer aos reverendíssimos vigários de Maria Pereira de Quixeramobim de cujas freguesias deve ter  o mesmo território destacado. 

Havemos por bem pela autoridade delegada pelo Concilio  Tridentino separar e desmembrar da Freguesia de Maria Pereira a cidade de Senador Pompeu e criar na mesma cidade a paróquia de Nossa Senhora das Dores de Humaitá, cujos limites com a mesma Freguesia de Maria Pereira de que se separa e com a de Quixeramobim serão os seguintes; começando na Barra do riacho no rio Banabuiú, pelo lado do mesmo Riacho até encontrar a estrada antiga de Quixeramobim à Maria Pereira, seguindo pela mesma até a passagem do Riacho Campos, seguindo por este Riacho até onde encontra no caminho de Santa Quitéria para Pedro Leitão, seguindo por este caminho na embocadura do Riacho Bonsucesso, até encontrar os limites da freguesia da Diocese de Crato, ali seguindo os limites de Iguatu e os de Maria Pereira e Quixeramobim, até a Barra do Riacho Fonfon, já mencionada. À capela de nossa Senhora das Dores concedemos os direitos e prerrogativas de matriz e todos os direitos e prerrogativas de paróquia.

Dada e passada nesta cidade de Fortaleza e na residência Arquiepsicopal, sob o nosso sinal e selo de nossas armas aos 2 de junho de 1919.

+ Dom Manuel da Silva Gomes, Arcebispo Metropolitano de Fortaleza.

O Histórico a seguir foi retirado do Livro Paróquia Nossa Senhora das Dores: 80 anos louvando ao Senhor de Pe. João Paulo Giovanazzi escrito a partir do livro de tombo da paróquia e de testemunhos da comunidade.

PRIMEIRO PÁROCO: Padre Manuel Soares Neto

Na mesma data da criação da paróquia, foi eleito o primeiro pároco de Senador Pompeu, Padre Manuel Soares Neto. Ele nasceu em Baturité em 10 de janeiro de 1889. Seu pai se chamava Francisco Soares Bezerra e sua mãe, chamada de Dona Tereza de Castelo Branco Bezerra. Foi batizado a 17 de fevereiro.

Foi Vigário de Tianguá de 1913 a 1914, de palma de 1914 a 1919 e finalmente a nossa cidade de Senador Pompeu em 1919, e ficou como pároco até o ano de 1922.

O SEGUNDO PÁROCO: Padre Lino Aderaldo

Aos 22 de abril de 1922 Padre Lino Aderaldo é então nomeado Vigário de Senador Pompeu e toma posse da paróquia como pároco no dia 30 de abril de 1922, apresentado pelo próprio Pe. Emanuel Soares, que estava partindo para outra missão. 

Pe. Lino Aderaldo continuou sua missão em nossa paróquia até 1914, onde ele teve uma doença insuportável que por fim, não resistiu.

Pe. Lino Aderaldo

O TERCEIRO PÁROCO: Pe. Hélio Campos

Em 19 de julho de 1941, toma-se posse o pároco interino Hélio Campos, que substituiu Pe. Lino Aderaldo durante sua doença.

Segundo Maria Ceci Bezerra que fala um pouco sobre a biografia de Pe. Hélio Campos, ela diz que ele nasceu na Serra do Machado, em Quixeramobim no dia 24 de julho de 1912. Filho de Francisco Cordeiro Campos e Dona Belarmina Gomes Campos.


Pe. Hélio Campos

Galeria de padres

Abaixo você poderá ver a sequência de todos os padres que passaram pela paróquia. Galeria em construção, você pode contribuir conosco enviando fotos para o e-mail: maedasdores@gmail.com 

 Pe. João Paulo

-

Frei Duarte

2000 - 2001

Pe. José Marques

2001 - 2005

Pe. Roberto

2005 - 2012

Pe. João Melo

2005 - 2021

Atualmente (2021 - 2022)

Fonte:  Livro de João Paulo Giovanazzi 80 anos servindo ao Senhor